sexta-feira, 18 de julho de 2014

visita da batchan

Álbum de família: eu,
o Nicolas e a batchan!
Foto: Mamãe
fez um dia muito frio hoje. como habitual, a mamãe sempre deixa o aquecedor ligado para não ficar muita friagem para mim. e eu me preparei para receber a visita da minha batchan!

a batchan é a minha vovó japonesa. ela é a mamãe da minha mamãe. o nome dela de batismo é shishiro, mas este nome é difícil para os brasileiros. então, para facilitar, ela adotou o nome brasileiro helena. a batchan tem 82 anos, viu nascer e cuidou de praticamente todos os meus primos.

ela foi educada e alfabetizada em japonês e até hoje toma notas neste idioma. ela sempre conta que não sabia nada de português quando era pequenininha, mas a verdade é que ela fala muito direitinho. e estuda até hoje: a batchan ainda vai para o kumon toda semana e a professora dela diz que ela é inteligente e faz tudo direitinho.

Prova do sono! :)
Foto: Mamãe
eu espero ter a batchan por perto por muitos anos, com saúde e lúcida. a sheila me contou que a batchan ensinou sudoku para ela - e eu tenho certeza que meus primos também aprenderam muitas coisas com a batchan.

eu espero também um dia poder aprender mais sobre a cultura japonesa com ela: fazer sudoku, comer temaki, escrever o meu nome - maru! mas eu acho que aprender a comer gohan vai ser com a mamãe. ela faz sempre, e o nicolas adora! :)

a gente brincou bastante neste dia. eu até dormi no colo da batchan!

Nenhum comentário:

Postar um comentário